
Recusar o teste do bafômetro pode ser a melhor opção em 11 anos de “Lei Seca”
Desde que foi criada, a [Lei Seca](https://www.magelrecorre.com.br/blog/beber-e-dirigir-conheca-o-p...
Já é possível fazer a indicação de principal condutor de um veículo através do Portal de Serviços do DENATRAN. Saiba como!
Se você é proprietário de mais de um veículo, já sabe que precisa redobrar a atenção em relação aos pontos da sua CNH. Isto porque a pontuação das infrações cometidas por condutores no uso de veículos de terceiros vai para a CNH do proprietário, caso não seja feita a indicação da multa para o verdadeiro infrator.
O mais comum de acontecer, nestes casos, é o esquecimento de prazos e dúvidas com relação aos procedimentos para fazer esta indicação. Assim, em meio à correria do dia a dia, os pontos acabam com o proprietário do veículo, e não com o real infrator!
Existe alguma solução para facilitar a vida de quem tem dois ou mais veículos?
Sim! A Lei 13.495/17 alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e trouxe uma esperada mudança: a indicação do principal condutor.
Ao contrário da indicação individual por multa recebida, no caso do principal condutor, é feita a indicação uma única vez de quem é a pessoa que costuma dirigir o veículo, e assim os pontos vão sempre para a CNH deste indivíduo, e não mais para o proprietário do veículo.
E porque estamos falando disto? Porque depois de muita espera para a regulamentação deste dispositivo, agora este procedimento pode ser feito online no Portal de Serviços do DENATRAN.
Vamos ver como funciona a indicação de principal condutor e descobrir como fazê-la sem nem precisar sair de casa?
Como já mencionado, quando uma infração é cometida, a multa e os pontos vão para o proprietário do veículo, independente do real infrator. Mas a Lei 13.495/17 modificou o artigo 257 do CTB, criando a figura do principal condutor. Esta é a pessoa que tem o uso costumeiro do veículo, e neste caso, os pontos das infrações cometidas irão sempre para a sua CNH.
Mas fique atento, pois algumas coisas não mudam:
Além disto, é bom lembrar que algumas infrações não vão ser transferidas para o principal condutor, que são aquelas referentes ao veículo e sempre de responsabilidade do proprietário, como questões de regularização e condições do veículo.
O processo de indicação do principal condutor está todo digital. Recente, esta novidade pode facilitar – e muito – a vida de quem possui mais de um veículo em seu nome! Acompanhe os passos a seguir:
Acesse de forma autenticada o Portal de Serviços do DENATRAN. Você pode fazer isto de três formas:
Não basta fazer o login somente com o CPF?
Não! Para sua segurança digital, estas três formas de entrar na plataforma garantem que apenas você – e não um terceiro utilizando seu CPF – possa visualizar as informações relativas aos veículos em seu nome.
Acesse o menu Meus Veículos. Aqui, todos os veículos cadastrados no CPF irão aparecer. Selecione o veículo escolhido para fazer a indicação e clique na aba Indicar principal condutor. Informe a CNH e o CPF do condutor.
O condutor indicado receberá um e-mail para autorizar este procedimento, onde ele deve clicar no link recebido.
Mas atenção: a indicação só será finalizada caso o condutor também seja capaz de fazer um login autenticado no Portal, como descrito no Passo 1.
Com a autorização do condutor indicado, pronto! Tudo feito em apenas três passos!
Este processo online garante segurança e privacidade de informação, já que será feito pelas pessoas envolvidas – proprietário e condutor – e por meio de logins autenticados.
A maior vantagem desta indicação é poder ficar mais tranquilo em relação aos 20 pontos na carteira. Um chefe de família com três veículos em seu nome pode facilmente ultrapassar o limite de pontos e enfrentar um processo de suspensão da CNH, o que pode trazer dor de cabeça e prejuízos.
Este procedimento também é útil para empresas que possuem funcionários conduzindo uma frota de veículos, já que quando não se apresenta o condutor que cometeu uma infração no prazo de 15 dias, uma nova multa pode pesar no bolso do empresário!
Recebeu uma notificação de suspensão da CNH pelo DETRAN? Não perca a chance de recorrer por falta de conhecimento ou perda de prazos. Fale já com a nossa equipe para obter a melhor solução para o seu caso.
"Graduado em Direito pela UEL e MBA em Business Intelligence, Geraldo Magela alia sua formação jurídica com um conhecimento abrangente em análise de dados e tendências de mercado. Mestrando em Computação Aplicada pela UTFPR, ele se destaca por aplicar uma visão estratégica que vai além do convencional. Sua abordagem ajuda a garantir que nossos produtos não apenas façam sentido tecnicamente, mas também estejam em conformidade com as normas e expectativas do setor agrícola moderno."
Seu endereço email e telefone não ficarão vísiveis. Campos obrigatóris são marcados com *
Desde que foi criada, a [Lei Seca](https://www.magelrecorre.com.br/blog/beber-e-dirigir-conheca-o-p...
Se você não recorreu no processo de suspensão, ou se todos recursos que você apresentou foram indefe...
É fácil conferir a situação de processos de suspensão da CNH no Detran do Paraná. pelo smartphone. [...
Comentários